FAÇA SUAS DOAÇÕES ONLINE POR AQUI!
DOAÇÕES

PALAVRAS

A PALAVRA DO SENHOR TEM PODER, DEIXE ELA TRANSFORMAR SUA VIDA!

Os seus sonhos vem e são cumpridos por Deus

Genesis 37:5 - 11

23/01/2016

Por: Bispo Pereira

Matéria de: Victor Correa.


Os seus sonhos vem e são cumpridos por Deus
FOTO: Eduardo Pinto

“Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.” Gênesis 37: 5 fala de um garoto que tinha sonhos, viveu obstáculos e não desistiu de seus sonhos. Às vezes, não entendemos como Deus trabalha. Na maioria das vezes, antes do milagre, está uma instrução e há dificuldades. Quem tem sonhos? Começando desse princípio, José nos deu uma lição que seria extensa para ser escrita aqui hoje, mas vai te ajudar em sua vida de fé. O princípio é o sonho, que pode ser uma visão, um projeto, um desejo com Deus. Sonhos são desejos. Como a sua visão de emprego, empresa, casa, família, transformação, solução de problemas, dívidas, doenças, sair do hospital, sair da cadeia, entre tantos outros projetos, sonhos e desejos que temos. Quem coloca o princípio dos sonhos em alguém é o próprio Deus. Quem nos direciona até a palavra é o próprio Deus. Ele nos traz no sonho, no desejo. Vício não é para te destruir, mas para te despertar a um sonho e Deus ser glorificado na sua vida. Quero deixar bem claro para você que seus sonhos serão realizados, mas não depende apenas de Deus, você tem uma boa participação nesse sonho. Tem sonhos que parecem impossíveis, que você tenta algumas vezes e não dão certo. Me lembro de uma angolana que teve sete tentativas de filhos e sete abortos, dentre os sete, dois eram gêmeos, a um total de nove crianças abortadas, ao ponto do médico dizer: esqueçam, adotem um. Quando demos início a este trabalho em Portugal, ela contou do assunto, que o máximo que sua gravidez segurava era dois meses e estourava e perdia. Tantas pessoas e lembrei dela. Nessa unção que Deus nos deu, dei nela um abraço e disse que ela teria sim o filho dela. Mas quanto mais passava o tempo, pior ficava, ao ponto do médico dizia que ela não conseguia nem andar ou poderia abortar na rua. Mas toda vez que ela vinha até a igreja e ouvia falar de Deus, com o sonho apertado, parecendo que seria abortado também, sendo que, em sua cultura, não ter filhos é ter uma maldição na sua vida. Aquela mulher teve uma filha, depois um outro filho e nunca mais teve aborto. Sete tentativas, mas ela não desistiu e é o que eu quero que você entenda. Eu poderia usar muitos exemplos, alguns bíblicos, mas o exemplo da superação de sonhos em Deus será você, que acompanha esta palavra. Ela está gerando e formando o sonho na sua vida. José teve um sonho, como você. Mas José cometeu uma falha que não devemos cometer, que é falar para pessoas erradas. Há coisas que devemos acalmar a empolgação e falar com nosso Deus. O dia que Ele quiser, falamos em público, após realizado, é diferente. Nós falamos muito e às vezes, na empolgação, deixamos transparecer. José começou a ter problemas e a trajetória desse rapaz foi difícil, mas veja como Deus não desampara as pessoas que não desistem dos seus sonhos. Não desista dos seus. O sonho que você tem não vem de você, vem de Deus e tem alguém que não quer que você realize, mas o Deus que colocou esse sonho em você vai até o fim. A bíblia diz que de Deus é o querer. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13).

Guarde isso. É Deus quem realiza, coloca, faz existir em você tanto querer, seu sonho. Quem para de querer deixa de sonhar. São pessoas que foram alvejadas pelo diabo, por espíritos da morte que mataram seu sonho, porque Deus ressuscita como vemos nesta obra.

É Ele quem coloca e efetua em nós o querer e o realizar, segundo a vontade Dele. Pode estar certo que quem colocou o querer e faz a Boa Obra vai com você até o fim. Seja forte, seja perseverante, não desista, persista. José era forte, sábio, intrépido, corajoso. Ele tinha uma vida de relacionamento com Deus fora do sério e contou para seus irmãos. Ele era o queridinho do papai, que os irmãos tinham inveja dele. Ao saberem do sonho, os irmãos o odiaram mais ainda e passaram a tramar contra o garoto sonhador, zombando dele. Quando você fala coisas que só você consegue entender, as pessoas zombarão de você. Sei que ninguém pode frustrar seus sonhos e os sonhos de Deus, mas o ser humano tem a capacidade de atrasar, de amarrar. A bíblia diz que José foi pego pelos seus irmãos, jogado numa cisterna, um poço, que queriam matá-lo, acabar com os projetos de Deus, os sonhos dele. Isso acontece com muitos de nós. Na cisterna, a bíblia diz que Deus tirou ele dali escravo e o levou para a casa de Potifar e ele continuou sonhando. O que ele fazia na casa de Potifar mostrava que José ainda sonhava, porque tudo o que ele fazia, Deus era com ele. Essa palavra tem de estar na sua vida. Se você tem sonhos na vida, essa é a prova que o Senhor é contigo, esse sonho, esse prazer que você tem de continuar vivendo. José mesmo sendo odiado pelos irmãos, que tentaram matá-lo, vendido como escravo, vivendo como escravo na casa de Potifar e Deus continuava a abençoar tudo o que ele fazia, as bênçãos do Senhor eram com ele e tudo prosperava. O sonho que José recebeu de Deus era muito grande, mas quem já sonhou um sonho dentro de um sonho? Quem já sonhou e acordou e ainda estava sonhando? É mais ou menos isso, dentro do seu sonho, há vários sonhos, que se realizam através da sua vida na vida das pessoas também. Darei o exemplo do Apóstolo, pois o sonho dele por esta obra tem realizado o sonho da vida de muita gente. Os projetos de sonhos de Deus para você vão além do que seus olhos viram, seus ouvidos ouviram e do que entrou no seu coraçãozinho. Pessoas que amam, sonham. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4). Jesus é quem realiza sonhos. Quando você desiste de um sonho, você destrói uma cadeia de sonhos, um castelo de sonhos. Pessoas que desistiram de parar de ir a igreja por uma besteira destruíram um sonho de Deus de salvar seus amigos, sua família. Você é uma obra, um projeto nas mãos de Deus. Deus permitiu que José passasse por tudo para capacitá-lo e realizar os sonhos dele que também salvariam toda a nação de Israel e chegariam a nós pela promessa de Deus a Abraão. Tem sonhos muito grandes para Deus realizar na sua vida, por isso o ódio do diabo contra sua vida, para que Deus não realize seus sonhos. Você precisa estar forte. Fortes são pessoas convictas, determinadas, decididas, que sabem o que querem e precisam. José teve problemas na casa de Potifar que tentaram matar seus sonhos. Desceu ao cárcere, injustiçado. Pensava que estava numa boa, como muitos que ouvimos por aí, fiel, mas ao invés de subir de cargo, vai para a cadeia e poderia reclamar injustiça. Muita gente para de sonhar por isso. A forma do diabo de fazer você sonhar é fazer você deixar de confiar que Deus ainda tem sonhos por você. Talvez uma frustração na sua caminhada faça você pensar que foi um ultimato, mas não, Deus quer que até o que dê errado para sua vida, dê certo. Lembre-se disso, José foi enviado ao cárcere, você lembrará disso e o Senhor não deixará você esmorecer. Cárcere é lugar de malfeitores, criminosos, malignos. Uma coisa que me chama a atenção em José, que não deixou que os sonhos fossem frustrados ou enterrados, é que ele não deixou que nada nessa trajetória dele, essas situações, influenciassem sua vida. Ele não foi influenciado pela palavra de ninguém, pela mágoa, pelo ódio, pelo desgosto, pela decepção com Deus. Sabia que tem quem fica decepcionado, chateado com Deus e que volta a beber para ir ao diabo, por isso? Já vi. Você tem sonhos? Você então tem de acreditar que quem começou a boa obra por você vai terminar. Não diz como, mas vai terminar. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra há de completá-la até ao dia de Jesus Cristo;” (Filipenses 1:6). Todos esses projetos fazem parte da obra de Deus na sua vida. Os sonhos de Deus são maiores que carros, que prosperidade e faz parte da nossa vida como homens e mulheres de Deus. Você será fonte de bênçãos para muita gente através da sua vida. José não foi influenciado na cadeia, ele influenciou os outros nela. Tudo o que te influencia na vida mudará. Você é influenciado ou influencia? Você precisa saber a resposta na ponta da sua língua. Porque então, você abençoará muita gente através da sua vida. Será uma bênção para onde Deus te mandar. Veja o que Deus fez através de José na vida daqueles homens. Chamavam ele de derrotado, mas Deus os usou. Costumo dizer a meus amigos que nunca olho para o meio do filme e sim o final que o define. Tenhamos pensamento de final feliz, para um fim proveitoso, de sucesso, porque esse é o trabalho de Deus. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11). Esse menino que se tornou homem, passou-se anos e continuou fiel a Deus. Não basta sonhar, é preciso persistir e jamais desistir de algo que foi Deus que colocou no seu coração. Costumo dizer que dou um boi para não entrar e uma boiada para não sair. Assim tem de ser as pessoas que andam com Deus, decididos. Ou é sonho de Deus ou você é apenas empolgado, porque tem quem dorme com um pensamento e acorda com outro e não pode. Existe diferença entre emoção e convicção. Mesmo ameaçado pelos irmãos, José persistiu e não desistiu. Sabe qual é o final da história? Problemas surgiram, situações diversas aconteceram para que José fosse encontrado e só através dele, fossem realizados sonhos de muita gente. O sonho era para remover a fome e as desgraças que sobreviveriam naquele lugar. Deus havia preparado um homem para aquele dia e aquela hora, um homem que não mudou e continuou amando e servindo a Deus e, no momento certo, Deus o colocou como cabeça acima de faraó e através dele, toda a nação de Israel foi salva. Pode glorificar, porque todos os planos de Deus serão realizados na sua vida. Não olhe para as dificuldades, olhe para o final, porque o Deus que escolheu você não vai desistir. Não desista do seu filho, da sua família, dos seus sonhos, porque Deus não desiste. Tem muitas pessoas mesmo na igreja que perderam seus sonhos e Deus pede que você continue sonhando, porque Ele vai realizar esses sonhos na sua vida, não desiste, fique de pé diante de Deus e O glorifique, porque Ele é o Deus que domina sobre os sonhos. Fale para Ele os seus sonhos, o que você espera Dele, diga quais dificuldades você tem tido, diga o que você precisa e você sentirá algo que nunca sentiu até hoje, uma força, uma unção que você não teve ainda. Você glorificará a Deus através da sua vida. As pessoas virão, como Potifar viu que Deus era com José, porque os sonhos dele se realizavam, hoje é com você, que espera acontecer. Venha para a Casa de Deus e ouse sonhar em Deus, deixe Ele realizar seus sonhos em nome de Jesus.

MAIS PALAVRAS

  • QUAL O TAMANHO DISSO?

    QUAL O TAMANHO DISSO?

    11/10/2023

    "Desde que eu cresci, desde que me entendo por gente eu aprendi que se eu não comer eu morro, qual o tamanho...


  • DEUS VEM

    DEUS VEM

    05/03/2024

    Milícia é quando a população se arma para combater um inimigo, existem os soldados armados do exército, e ex...


  • PAGUE O MAL COM O BEM

    PAGUE O MAL COM O BEM

    01/03/2024

    Não é fácil amar e orar pelos nossos inimigos, também não é fácil passar pela prova e continuar fiel a Deus,...


"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações."

Jeremias 1:5
  • BRADESCO | CNPJ: 02.415.583/0002-28 AG: 3394 CC: 100.000-4
  • BANCO DO BRASIL | CNPJ: 02.415.583/0001-47 AG: 1512-1 CC: 4176-9
© 2024 Igreja Mundial do Poder de Deus. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Nativa Desenvolvimento
Política de privacidade