FAÇA SUAS DOAÇÕES ONLINE POR AQUI!
DOAÇÕES

PALAVRAS

A PALAVRA DO SENHOR TEM PODER, DEIXE ELA TRANSFORMAR SUA VIDA!

A esperança, a fé e o amor

1 Coríntios 13: 11 - 13

23/10/2020

Por: Apóstolo Valdemiro Santiago

Matéria de: Victor Correa


A esperança, a fé e o amor
FOTO: Eduardo Pinto

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” Jesus diz que, se eu e você não nos tornarmos como meninos, não veremos o reino dos céus. E depois, lemos que alguém deixou de ser menino. Algumas pessoas dizem que a bíblia é difícil de ser entendida. Na pureza, no perdão, eu e você temos de ser meninos, crianças sempre perdoam. Pai e mãe batem, colocam de castigo, provavelmente não perdoarão, mas seu filho sai do castigo te abraçando, te beijando, diz que te ama. Temos de ser meninos no perdão, na pureza, mas temos de ser adultos no conhecimento, na fé, na esperança, na coragem. Ele diz quando era menino, mas não falava cronologicamente, da idade. Ele falava da ignorância, da falta de conhecimento, porque tudo ocorreu muito rápido com ele. Quando era Saulo, ele falava mal de Deus e da obra e quando ele disse essas palavras, ele era perseguido ao invés de perseguidor antes. Perseguia porque era menino, na ignorância. O menino não percebe o perigo, não é auto-suficiente, tem que ter cuidados, proteção e tem muita gente que ainda vive como menino nesse sentido e às vezes é levado para lá e para cá. Quando eu era menino, acreditava em lobisomem, mula sem cabeça, chegava Dezembro eu sonhava com Papai Noel e o que eu iria receber. Menino não conhece o que é verdade, o que é mentira, o que é certo, o que é errado. Meninos erram muito. Eu e você, embora sujeitos a Ele, erramos muito. Não podemos errar muito, porque o mundo está de olho em nossos erros. Nossos acertos, poucos percebem, porque fomos feitos para acertar. Nós não podemos viver como meninos, porque meninos erram muito, temos de ser como meninos na pureza, no perdão, mas ser como adultos na responsabilidade, na justiça, na esperança, na fé, na coragem. Meninos sentem medo.

Temos de ter direção de Deus, viver diferente do mundo. Não tem haver com idade, tem haver com maturidade. O mundo vive e erra como menino. Nós temos de vencer as coisas de menino.

No versículo 12, Paulo se refere a Deus e no que nos espera, que é infinito. O que nos espera, que espera aqueles que acreditam e confiam em Deus, é muito grande. Paulo quis dizer que um dia verá Deus como as pessoas o viam. Quem me vê hoje, saiba, um dia você verá Deus, fisicamente, olhar no rosto de Deus. Mas para isso, tem de deixar de ser menino, tem de ter responsabilidade, esperança, fé, comunhão, tem de seguir os ensinamentos daquilo que Deus dá para você. Você não vem à igreja por minha causa, vem por ver Deus, não fisicamente, mas manifesto em alguma obra, algum milagre, que te deu a conclusão de que aquilo foi feito por Deus. Quando o apóstolo Paulo diz que vê obscuramente, ele falava das manifestações de Deus que davam motivos para acreditar na presença de Deus. Nós também temos, mesmo você que duvida, temos motivos para acreditar. Ainda que ainda não vemos como veremos um dia, mas chegará um dia em que veremos o Senhor como Ele é, face a face. Eu já vi pessoas dizerem o contrário, mas se amor é sinônimo de Deus, tem de ser maior mesmo. Olha que lutamos por tanta coisa, deseja tanta coisa, se machuca por tanta coisa, se estressa por tantas coisas, mas tudo passa, tudo acaba, tudo deixa de existir. O que permanece são essas três, a fé, a esperança e o amor. Se você conseguir cultivar essas três, você terá qualidade de vida, maior do que jamais sonhou. Se você conseguir cuidar, guardar, alimentar, adubar, irrigar, proteger, fazer crescer, você vai colher. Se você cultivar a fé, a esperança e o amor, você será invencível, imbatível. Igreja, eu nunca tive padrinhos, alguém para enfrentar minhas dores. Vejo hoje crianças de quatorze, quinze anos cuidadas pelos pais, eu não tinha ninguém para cuidar de mim. Com quinze anos, morava com um de meus irmãos em um barraquinho, ele tinha onze anos e não tínhamos nem o que comer. Eu não tinha como sobreviver. O mundo é cruel. Eram duas crianças, vão sobreviver juntas, sem ninguém para educar, ensinar. Nosso barraco era colado com a FEBEM. Os meninos da FEBEM falavam conosco sempre. Tem nada maior na nossa vida que valha mais que cultivar a fé, a esperança e o amor. Cultive os três, que são maiores que qualquer amizade, qualquer fortuna, qualquer tesouro. Você chega onde você quiser com esses três. Com a fé, você enfrenta os maiores desafios, com esperança, você tem paciência para guardar os maiores momentos que Deus deu a você e com amor, você ajuda, se doa, faz caridade e, com os três, você vence o mundo. De madrugada, quando você estiver aflito, chame pelo autor dessas três virtudes. Todo o dia, quando orar, peça que não falte fé, esperança e amor. Se você perder a fé, irá para onde? Voltará a ser menino, a depender dos pais. A esperança faz você esperar o momento certo e o amor faz você pensar e considerar os outros mais do que a você. Com os três, você vence qualquer tipo de moléstia. Deus trabalha em cima da fé. Se alguém consegue reunir essas três virtudes, pode comemorar que é a pessoa mais rica da Terra, completo. Porque se nós somos falhos e nossa suficiência vem de Deus, como podemos ser perfeitos? Mas Deus chama de justos quem reúne essas virtudes. Tem gente que luta desesperadamente para acertar na loteria. Outros contam com causa na justiça, outros querem isso e aquilo outro, e Deus dá uma receita para uma vida com qualidade, que é a esperança, a fé e o amor de ingredientes. Essas coisas não vêm quando somos meninos, temos de ser meninos na pureza, na simplicidade, mas adultos para as coisas de Deus. O melhor amigo é Deus. Alguns dizem que amizades podem ser substituídas, todos nós temos amigos que passaram e não são mais amigos e amigos que surgem com os anos. A amizade não é base da qualidade de vida, a base é os três: esperança, fé e amor. Essas três farão você ver o Senhor face a face, é o que coloca a eternidade no coração do homem. Nós não lutamos com próprias forças, lutamos com o que Deus nos dá, então acredite. Deus é tão maravilhoso que, algumas coisas na vida, são acessíveis aos de posse. São quem tem posses que tem bens, apartamentos, carros, mas esperança não é acessível ao rico, ao culto, ao analfabeto também. Todos podem ter esperança. A fé não está nos jardins, nos condomínios, é acessível a todos. Mesmo os que sofreram com amargura, rancor, ódio, que foram desprezados, podem amar. Ninguém tira sua esperança, sua fé e seu amor. Podem tirar sua casa, seu carro, ser despejado, cobrado, penhorado, mas ninguém pode tirar a fé, a esperança e o amor. Deus te deu e é de graça.

MAIS PALAVRAS

  • QUAL O TAMANHO DISSO?

    QUAL O TAMANHO DISSO?

    11/10/2023

    "Desde que eu cresci, desde que me entendo por gente eu aprendi que se eu não comer eu morro, qual o tamanho...


  • DEUS VEM

    DEUS VEM

    05/03/2024

    Milícia é quando a população se arma para combater um inimigo, existem os soldados armados do exército, e ex...


  • PAGUE O MAL COM O BEM

    PAGUE O MAL COM O BEM

    01/03/2024

    Não é fácil amar e orar pelos nossos inimigos, também não é fácil passar pela prova e continuar fiel a Deus,...


"O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus planos."

Provérbios 14:15
  • BRADESCO | CNPJ: 02.415.583/0002-28 AG: 3394 CC: 100.000-4
  • BANCO DO BRASIL | CNPJ: 02.415.583/0001-47 AG: 1512-1 CC: 4176-9
© 2024 Igreja Mundial do Poder de Deus. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Nativa Desenvolvimento
Política de privacidade